Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Para juiz Fidelis Neto cadeia é escola pra formar bandidos
Data:13/09/2017 - Hora:08h05
Para juiz Fidelis Neto cadeia  é escola pra formar bandidos
Arquivo

“Presídio, hoje em dia, é instrumento da criminalidade. Se ele entrar lá, será obrigado a integrar uma facção ou irá buscar o batismo para garantir proteção”.

A situação caótica pela qual passa o sistema prisional brasileiro, tem fornecido para a sociedade criminosos cada vez mais perigosos. “Prisão não é solução”. Na visão do juiz Geraldo Fidélis, da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, as prisões têm sido instrumentos da criminalidade, aonde o detento chega “drogadito” e sai membro de facção.

“Quando ele chega lá é compelido a se batizar em uma organização criminosa. Quando sai, está batizado e devendo, porque recebeu uma cama melhorzinha, recebeu proteção e vai ter que pagar o protetor. Vai ser mais um soldadinho da facção aqui fora. Agora, o crime não vai ser mais um furto, vai ser um latrocínio. Vai roubar um carro para levar para Bolívia”, justifica. Preso novamente, ele já não vai mais ser um “soldado raso” ele vai estar em uma patente mais elevada, pois, conforme o juiz há hierarquia dentro da facção.

O magistrado salienta, ainda, a importância das audiências de custódia para definir o destino do preso. Nessa etapa, é definido se o criminoso será encaminhado para a prisão ou se responderá ao crime em liberdade. “Se não for o caso dele ir para a cadeia, que não vá. Essa é uma forma de desmontar a cadeia do crime antes dela ser montada. É uma prevenção, porque presídio, hoje em dia, é instrumento da criminalidade. Se ele entrar lá, será obrigado a integrar uma facção ou mesmo irá buscar o batismo para garantir proteção".

No início do ano a Corregedoria do Tribunal de Justiça e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) iniciaram um trabalho de correição em todas as unidades prisionais do Estado. O objetivo era identificar os detentos que já poderiam ser colocados em liberdade. No entanto, apesar da força tarefa, pouca coisa mudou nas unidades.

“A gente faz isso todo dia. Mas a situação não muda. O número de presos que saem da cadeia é proporcional ao que entra. Nosso mutirão não para nunca. O cenário ainda é pior. Porque, infelizmente, dá para piorar”, ressalta o juiz.

 

 




fonte: H.N com Redação



rotary anuncie aqui AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados