Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Estudante de Pontes e Lacerda representará MT em Brasília
Data:17/08/2017 - Hora:09h21
Estudante de Pontes e Lacerda representará MT em Brasília
Viviane Saggin

A estudante Thacíana Lemes Pereira, do IFMT, Campus Pontes e Lacerda, foi a escolhida para representar Mato Grosso no Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2017. O resultado da seleção final foi divulgado pela Câmara dos Deputados na tarde da última segunda-feira (14). Ao todo, 78 estudantes do país foram selecionados para participar da jornada de simulação parlamentar em Brasília.

Thacíana propôs um Programa Nacional de Apoio aos Portadores de Microcefalia (PNAPM) – uma má-formação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada – em todos os municípios brasileiros.

O projeto cria mecanismos para ajudar e amparar as famílias que tem em suas residências alguém com essa condição, dando ajuda financeiramente e psicologicamente.

Além de Thacíana, Mato Grosso contou com três estudantes na fase final do Programa. Maria Aparecida de Oliveira e Maria Júlia Faleiros Alcântara, que concorreram pela Escola Estadual São José do Rio Claro, do município de São José do Rio Claro, e Mariana Silva do Bom Despacho, também do IFMT de Pontes e Lacerda.

A responsável pelo programa na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Telma Regina Oliveira, explica que o PJB é realizado anualmente. Ele tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

Para participar, o candidato precisa desenvolver um projeto pensando na realidade do país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei.

“Os estudantes são empossados como deputados jovens e têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões. Além disso, eles têm a oportunidade de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade”, ressalta Telma, lembrando que é também uma experiência de convivência com as culturas e pessoas de todas as partes do Brasil.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. A realização de todas as etapas do programa conta com a parceria das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).




fonte: Secom com Redação



JBA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados