Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Emenda prevê lei anti rodízio para o legislativo de Cáceres
Data:09/08/2017 - Hora:08h44
Emenda prevê lei anti rodízio para o legislativo de Cáceres
Assessoria

Na sessão da última segunda-feira do legislativo de Cáceres, foi apresentada uma emenda à Lei Orgânica do Município do município, com o objetivo de evitar o rodízio de vereadores, prevendo que o suplente de vereador só tomará posse se o titular se afastar para ocupar cargo público, como o de secretário, ou por interesse particular por mais de 120 dias. Atualmente, basta que o vereador peça afastamento por 31 dias para ser convocado o seu suplente.

Conforme o autor do projeto, vereador tucano Cézare Pastorello, em novembro de 2016, a Câmara aprovou a redução do prazo de 120 para 30 dias. Na época, a justificativa era o número reduzido de vereadores. “nesta legislatura temos 15 vereadores. Então, devemos manter simetria com a Constituição Federal e a Constituição Estadual, que também prevêem 121 dias como o prazo mínimo de afastamento para convocação de suplente,” explica o vereador.

Sobre o desgaste que a medida pode causar com os suplentes, ele disse não acreditar que vá haver desgaste, pelo contrário. “Nenhum dos vereadores que hoje está em exercício se elegeu sem a soma dos votos dos suplentes. Mas, não é apenas com o voto do primeiro, segundo e terceiro suplente. Eu, por exemplo, fui eleito em uma coligação com 23 candidatos. Ou seja, foram os votos de todos que deram o quociente eleitoral. Esse é o sistema de eleição proporcional, é preciso reconhecimento das regras democráticas. Por outro lado, o mandato é de todos. Nenhum suplente de vereador precisa “assumir” para apresentar seus projetos, ele pode levar o projeto ao titular da sua legenda ou coligação,” justificou.

Quanto à moralidade ou imoralidade do rodízio de vereadores, Pastorello diz que não é o mérito da emenda. O projeto de emenda à Lei Orgânica segue para as comissões, onde deve ser analisado e depois votado em duas sessões.




fonte: Assessoria com Redação



rotary anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados