Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Frente Parlamentar deverá combater AIDS/DST em MT
Data:08/08/2017 - Hora:09h14
Frente Parlamentar deverá combater AIDS/DST em MT
Lis Ramalho

Para Dr. Leonardo, objetivo é fazer um estudo, buscando soluções que possam auxiliar a encontrar medidas de combate as doenças sexualmente transmissíveis.

O Brasil ainda apresenta alto índice de pessoas com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Com a extensão da Internet nos dias de hoje, o volume de informações é considerável. Contudo, o tabu existente sobre o assunto faz com que as pessoas deixem o tema de lado e as campanhas por parte do poder público estão aquém do esperado.

Foi pensando no desafio da implementação de políticas assistenciais, a integração de ações, o fortalecimento dos espaços institucionais e a construção de uma política de combate ao DST/AIDS que envolva outros setores da área governamental e não governamental, que o deputado Dr. Leonardo (PSD) requereu na Assembléia Legislativa, a instalação de uma Frente Parlamentar de Enfrentamento às DST/AIDS.

Entre os jovens brasileiros, houve um aumento de 16,2 casos por 100 mil habitantes, em 2005, para 33,1 casos em 2015, segundo dados do Ministério da Saúde. Algumas dessas doenças como a sífilis têm infectado mães e, conseqüentemente, crianças, em nosso país.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Mato Grosso houve um aumento de 20%, da sífilis, onde os casos passaram de 418 para 502 entre os anos de 2014 e 2015. Só no primeiro trimestre de 2016, foram diagnosticados 74 novos casos.

Em 2015, mais de uma pessoa por dia foi notificada com vírus HIV positivo em Mato Grosso. Segundo o levantamento da SES, a taxa de pessoas diagnosticadas com o vírus foi de 1,4 por dia. Em relação a 2016, os dados apontam que somente nos três primeiros meses, 70 pessoas foram infectadas pelo vírus HIV. Nos últimos três anos, o número de infectados aumentou quase seis vezes em todo o estado.

Médico por profissão, Dr. Leonardo destacou que o objetivo da Frente Parlamentar é fazer um estudo, junto aos órgãos competentes, buscando soluções que possam auxiliar o poder público a encontrar medidas de combate as doenças sexualmente transmissíveis.

“O surgimento dos chamados ‘coquetéis’ trouxe certa liberdade para aqueles que convivem com o vírus HIV, mas mascarou outra situação que tem se tornado cada vez mais grave. Isso porque quando a epidemia deixou de ser uma “ameaça”, ela perdeu sua visibilidade e as escolas diminuíram o espaço para a discussão de sexualidade, gravidez, doenças transmissíveis e gênero. Neste momento epidêmico, com o surgimento de novas doenças atingindo cada vez mais pessoas, e muitas das quais enfrentam situação de pobreza, é importante pensarmos como serão formuladas e implementadas as políticas públicas levando em conta essa realidade”, destacou o deputado Dr. Leonardo.

 

 




fonte: Lis Ramalho



anuncie aqui JBA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados