Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Gaucho ativa a permacultura no quintal de vila em Cáceres
Data:05/08/2017 - Hora:08h41
Gaucho ativa a permacultura no quintal de vila em Cáceres
JCC

Num simples quintal mesmo calçado, é possível desenvolver uma horta perma, ensina o gaucho Gregory, que estuda plantar esta idéia em escolas de Cáceres.

Morando numa vila central de Cáceres, Jaime Fernando Gregory, é um gaucho de Estrela, (RS), formado em comunicação social, que divide sua tranqüila passagem de vivente pelo planeta terra, entre o trabalho como agente comercial do Jornal Correio Cacerense e o labor da permacultura. Ilustrando, o vocábulo estranho para a maioria das pessoas, se traduz pela perfeita harmonia homem/natureza através do cultivo e amor pelas plantas.

Para entender o que seria esse conceito, poderíamos associá-lo a outros nomes, como agroecologia, agrofloresta, bioconstrução, alimentação natural e orgânica, medicina holística, economia colaborativa, entre tantos outro.

Na realidade, a Permacultura em sua essência, corresponde a um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza e o nosso permacultor Jaime, explica que a filosofia Perma, possui três princípios éticos e alguns princípios de planejamento. “Todos, baseados na observação da ecologia e da forma sustentável de interação, produção e de vida das populações tradicionais com a natureza, sempre trabalhando a favor dela e nunca contra,” pontua.

O nosso personagem Gregory já desenvolvia este trabalho no sul quando jovem, sempre antenado no cultivo de hortaliças, estudando as propriedades nutricionais e medicinais das plantas e voltando à Cáceres há cerca de dois anos, (morou aqui na década de 90) acionou seu projeto que independe de solo para o plantio (não confundir com a hidroponia). No caso,lá na vila onde reside, sem espaço, (terra), Gregori faz o plantio em garrafas pet, mesclando terra fertilizada, água e húmus.

Defensor da expressão Permanent Agriculture criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970  e que propõe uma “cultura permanente, ou seja uma cultura que visa a nossa permanência neste planeta em harmonia com a natureza, Jaime Gregory, diz que tudo começou quando sua esposa antes de viajar para a outra dimensão, pediu que ele aplicasse estes conhecimentos, afim de ajudar pessoas que precisassem da permacultura. E conclui,  esta ciência,  possui três princípios éticos, Cuidar da terra; Cuidar das pessoas e compartilhar excedentes, finalizando que, os permacultores trabalham o viver através dos seus princípios que são uma aplicação prática da ecologia,com a função de criar solo e armazenar água, que são a base da vida como conhecemos.




fonte: Da Redação



rotary JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados