Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Sicredi assembleia2
Crise na saúde pública de MT afeta PAM de Cáceres
Data:02/08/2017 - Hora:09h25
Crise na saúde pública de MT afeta PAM de Cáceres
Ilustrativa/Assessoria

 Com a falta de repasse do Governo do Estado aos hospitais da região oeste, o Pronto Socorro de Cáceres vira verdadeiro hospital e na noite da última segunda-feira, 31, o vereador Cézare Pastorello foi até o Pronto Atendimento de Cáceres, após a sessão ordinária da Câmara, para tentar ajudar a amenizar o problema de superlotação.

Com 3 médicos atendendo plenamente os pacientes, não havia mais local para manter os doentes que não estavam sendo recebidos nos hospitais Regional e Hospital São Luiz.

Para o vereador, a situação é inaceitável: “Parece uma situação de guerra. Temos pacientes que estão aqui há dias, esperando regulação para uma vaga que não aparece. Os pacientes, sendo que alguns nem da cidade são, estão há uma semana “internados” em uma unidade de pronto atendimento. Isso é inconcebível. O PAM tem estrutura para receber os pacientes e encaminhar aos hospitais. Não para ficar com pacientes aqui. Com o Hospital São Luiz sem receber pacientes, já há quinze dias, o PAM tem recebido pessoas de toda a região, não somos um hospital regional,” desabafou.

Desde setembro de 2016 o Estado não faz o repasse completo de recursos ao Hospital São Luiz, repassando sempre menos do que o devido. Há 4 meses não há repasse nenhum, motivo pelo qual o hospital suspendeu todos os atendimentos pelo SUS, desde o dia 19 deste mês, inclusive ressonância magnética, exames eletivos, internação nas clínicas e gestação de alto risco, todos sem receber pacientes.

O Hospital cobra do estado um valor atrasado de 12 milhões de reais.

Isso se reflete, primeiramente, no HR, que também está lotado. Sem recursos do Estado, os procedimentos deixam de ser feitos por falta de material. Logo, os pacientes não desocupam as vagas e outros pacientes, da região oeste inteira, não podem ser regulados para lá.

Para piorar, a Santa Casa de Misericórdia de Pontes e Lacerda já anunciou que não fará mais atendimentos pelo SUS. “Daí, vêm todos parar aqui no PAM. Como o PAM não pode negar, atende pacientes que chegam de ambulância, carros particulares, até taxi, vindos de outras cidades. Justamente no momento em que o PAM vem conquistando melhorias, como o alvará de funcionamento pleno da sua farmácia, a organização das escalas e plantões e a aquisição de equipamentos, vem essa demanda insuportável. Entendemos que são todos seres humanos, mas, a prefeitura de Cáceres não pode arcar com essa demanda e despesa. Tudo aqui está improvisado, para manter pacientes internados, até um pseudo isolamento de paciente com doença infecto contagiosa. Estamos em uma verdadeira situação de guerra”, protestou Pastorello.

Com a ajuda de todos, o fluxo diminuiu por volta da meia-noite, quando pararam de chegar pacientes da região, e ainda conseguiram regular um paciente para o Hospital O Bom Samaritano. Mas, a expectativa é que tudo recomece pela manhã.

Para o vereador, um problema grave que ocorre na gestão dos municípios é investimento em saúde ambulancial. Ficou doente? Põe na ambulância e manda para Cáceres, que já presta atendimento à cidade de San Matias, da Bolívia, sem repasse adicional por isso,” concluiu.  Para ele, esse pacto deve ser revisto. “Não queremos deixar de atender nenhum ser humano. Mas, o atendimento que fazemos de população que não é pactuada precisa ser recompensado ao município. E, principalmente, o governo do Estado precisa, urgentemente, honrar seus compromissos com os hospitais para regularizar o atendimento. Sem isso, quem padece é o povo cacerense e os servidores da saúde,” finalizou o parlamentar.




fonte: Assessoria



anuncie aqui rotary anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados