Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
João, o maestro
Data:26/07/2017 - Hora:06h24

Sem música, a vida seria um erro, enfatizou o filósofo Nietzsche. Para o pensador Schopenhauer, ela exprime a mais alta filosofia, em uma linguagem que a razão não compreende. Na verdade, não há como negar a importância da música na vida das pessoas. Serve de refúgio da realidade para uns, de expressão de sentimentos para outros. Promove equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar.

Muitos brasileiros destacaram-se como expoentes da música: Carlos Gomes e Villa-Lobos, entre os clássicos; Luiz Gonzaga, João Gilberto, Dorival Caymmi, Roberto Carlos e tantos outros, sob o viés popular, transformaram-se em ícones. Assim como o maestro João Carlos Martins, considerado pelos críticos internacionais um dos maiores intérpretes de Bach do século 20. Seu domínio do piano era tal que, aos 21 anos, já despontava no mundo da música clássica. Não demorou para uma carreira consolidada no exterior. Como exemplo, basta citar seus concertos memoráveis no Carnegie Hall, em Nova York.

Por problemas físicos nas mãos, João Carlos Martins foi obrigado a abandonar o piano em 2002, mas não largou a música. Passou a estudar regência e, como maestro, fundou a Orquestra Bachiana Filarmônica, para músicos profissionais do mais alto gabarito; e a Bachiana Jovem, uma orquestra pré-profissional, constituída por jovens músicos, em processo de formação e amadurecimento.

Com a vocação de divulgar eventos culturais e música de qualidade, o CIEE abriu suas portas à Bachiana Jovem – que mais tarde se fundiu com a Filarmônica, sob o patrocínio do SESI. Por essa proximidade de idéias, o CIEE foi escolhido para sediar uma sessão especial – espécie de avant première – do filme João, o Maestro, de Mauro Lima (Meu nome não é Johnny/Tim Maia), que estréia no mês que vem em circuito nacional. O filme conta a trajetória de João Carlos Martins desde criança até os dias atuais.

Nas palavras de Paula Barreto, produtora do filme, o Brasil tem poucos heróis e o maestro é, sem dúvida, um deles. Temos, então, de nos espelhar nesses heróis para continuar a ter esperanças em um futuro melhor. ***___Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).




fonte: Luiz Gonzaga Bertelli



rotary JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi Fundo
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados