Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Procuradoria da República pede fim de benefícios a juízes de MT
Data:25/07/2017 - Hora:06h55
Procuradoria da República pede fim de benefícios a juízes de MT
Arquivo

Magistrados que atuam em Mato Grosso, mesmo os inativos, têm direito a serem ressarcidos das despesas médicas e hospitalares não cobertas pelo plano de saúde.

 

A Procuradoria Geral da República emitiu um parecer em que pede ao Supremo Tribunal Federal, a extinção do benefício de indenizações de despesas médicas aos juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O parecer é assinado pelo vice-procurador-geral da República e procurador-geral em exercício, José Bonifácio Andrada, e o caso está sob a responsabilidade da ministra do Supremo Rosa Weber.

Conforme a legislação do Estado, os magistrados que atuam em Mato Grosso, mesmo os inativos, têm direito a serem ressarcidos das despesas médicas e hospitalares que não sejam cobertas pelo seu plano de saúde. A lei ainda garante que o Poder Judiciário pague as passagens aéreas ou terrestres ao magistrado que precisar fazer tratamento médico em outro Estado.

Para a Procuradoria, o benefício afronta a Constituição Federal, uma vez que os magistrados são pagos por meio do sistema de subsídio e, por isso, não podem receber vantagens em dinheiro a título de remuneração, como abonos, adicionais e prêmios. “É sabido que o Judiciário e Ministério Público estaduais têm remunerado seus membros em valores por vezes sensivelmente superiores àqueles pagos ao Judiciário e ao Ministério Público da União, mediante miríades de gratificações, auxílios e outras vantagens, em um modelo caótico e injusto”, diz trecho da ação.

A Advocacia-Geral da União se posicionou pela procedência da ação, uma vez que considera que a lei que permite o benefício “viola os princípios constitucionais da impessoalidade, isonomia e moralidade”.

Para a Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso o ressarcimento de tais despesas não gera acréscimo ao patrimônio dos juízes, e inexiste vedação constitucional para pagamento de verba indenizatória com gastos de saúde.

Já o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, informou que os magistrados pagam plano de saúde particular e, “apenas de forma eventual e limitada a algumas espécies de dispêndio, são pagas indenizações de despesas médico-hospitalares a pequeno percentual de magistrados, conforme exigente análise de documentos comprobatórios, o que afastaria a violação ao princípio da moralidade”.




fonte: PGR com Redação



rotary AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados