Diretora administrativa: Rosane Michels
Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Diocese de São Luiz de Cáceres faz festa para receber o Bispo Dom Jacy
Data:19/07/2017 - Hora:10h30
Diocese de São Luiz de Cáceres faz festa para receber o Bispo Dom Jacy
Ana Lucia Fornanciari

Missa foi linda e emocionante, fiéis acompanhavam os ritos tradicionais de posse e Bandeirolas azuis e brancas eram acenadas em vários momentos da celebração.

Após oito meses da vacância de seu Bispo, a espera na Diocese de São Luiz de Cáceres, finalmente chegou ao fim. Nomeado pelo Vaticano, o novo bispo Jacy Diniz Rocha, enfim tomou posse no último sábado (15), na Catedral de São Luiz, num clima de festa e muito louvor, quando milhares de fieis foram recepcionar seu novo Pastor.

O rito começou com uma procissão de acolhida. Cada paróquia reuniu seus fiéis e em romaria, foram se juntando durante o trajeto traçado pelo cerimonial, seguindo para a catedral de São Luiz. Às 19 horas, a tão esperada celebração, foi transmitida ao vivo e hospedada no canal You Tube.

Mais de mil pessoas foram acomodadas no interior da Catedral, porém, outra grande parte de fiéis, teve que assistir a celebração na área externa da Igreja. Bancos, cadeiras, um telão e sistema de sonorização foram instalados para que toda a Diocese pudesse acompanhar e participar da celebração de posse do seu sexto Bispo.

A missa foi linda e emocionante, fiéis acompanhavam os ritos tradicionais de posse e Bandeirolas azuis e brancas eram acenadas em vários momentos da celebração.

A mensagem de boas vindas foi dada pelo Padre Edson, em nome de toda comunidade de São Luiz.

O Arcebispo de Cuiabá Dom Milton Antônio dos Santos, apresentou Dom Jacy a sua nova Diocese, composta por 25 municípios. “Irmãos e irmãs em Cristo, por graça de Deus e designação da Sé Apostólica, a partir deste momento, Dom Jacy Diniz Rocha, é o novo pastor da Diocese de São Luiz de Cáceres”.

Ato contínuo, o Arcebispo e os últimos bispos Dom Vilar e Dom José, conduziram Dom Jacy a sua Cátedra, momento em que recebeu o Báculo, símbolo do Pastor da Igreja Católica e assume oficialmente o governo da Diocese de São Luiz de Cáceres. Diversos Bispos de Mato Grosso e de outros estados do Brasil vieram para a solenidade trazendo suas bênçãos.

Dom Jeremias Antônio de Jesus, Bispo de Guanhães veio prestigiar a posse de seu Padre, agora Bispo, Dom Jacy. Outro colega, o Bispo Dom Paulo Rumeu Dantas, de Alagoinhas, trouxe seu abraço e três antigos Bispos da Diocese, se fizeram presentes, Dom Paulo de Conto, Bispo de Monte Negro no Rio Grande do Sul, Dom José Vieira de Lima( hoje Bispo Emérito) e Dom Emídio Villar, Bispo de São João da Boa Vista em São Paulo.

Outros Bispos fizeram questão de dar as boas vindas, Dom Protógenes José Fuft, de Barra do Garças, Dom Gentil Delazari, Sinop, Dom Vidal Chitolina, de Diamantino, e Dom Neri José Tondello, de Juina.

Padres da Diocese de Guanhães, também vieram trazer seu apoio. Reitores de seminário, representante do Tribunal Eclesiástico, secretário da CNBB em Mato Grosso, padres de todas as paróquias que compõem a Diocese de São Luiz de Cáceres e muitos amigos do Bispo, engrandeceram ainda mais o evento.

Mesmo alegre e com muita emoção, a missa foi envolvente, arrancando lágrimas quando Dom Jacy reportou o apoio incondicional de sua família, irmãos e mãe, que estavam presentes e vieram de Minas Gerais, da Inglaterra e da Austrália, demonstrando o amor fraterno entre eles. Ao prestar uma homenagem, o bispo deu um caloroso abraço em sua mãe, Eunice Silva Diniz Rocha, 92, que fez questão de estar presente.

Outro momento marcante foi dirigido a Dom José Vieira de Lima, Bispo Emérito de Cáceres, que visitou Dom Jacy em Guanhães.

No final da celebração, uma música composta pelo jovem Acólito, Vicente Júnior, foi cantada por todos os fiéis, que acenavam suas bandeirolas. A serva do Apostolado da Oração , Valderez Cuyabano de Souza (90), disse que ficou impressionada com o novo Bispo. Dom Jacy Diniz Rocha é o sexto bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres.

 




fonte: Esdras Crepaldi/ Pastoral da Comunicação



AREEIRA anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados