Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
O perigo de adiar a Reforma Tributária
Data:30/06/2017 - Hora:14h00

Como foi noticiado, o envio do Projeto de Reforma Tributária pelo Governo à Assembleia Legislativa foi adiado para o segundo semestre sob a alegação de possível contaminação com outros temas difíceis e urgentes, como a Revisão Geral Anual (RGA) e a PEC do Teto dos Gastos. No entender do Governo, o projeto da Reforma congestionaria a pauta. Particularmente, guardo enorme preocupação com esta decisão principalmente pelo fato das alterações do texto da Reforma não terem sido ainda disponibilizadas aos segmentos e aos demais envolvidos no processo para que os devidos debates sejam travados.

            O perigo, ao meu ver, reside no fato de que, para ter validade em 2018 como pretende o Governo, a Reforma precisa ser aprovada ainda em 2017, o que implica dizer que a sociedade, os parlamentares e as secretarias de Fazenda e Desenvolvimento terão pouquíssimo tempo para discutirem conjuntamente esta pauta polêmica, extremamente relevante e com reflexos enormes. 

            Claro que o texto pode estar em formação e que ajustes ainda são necessários, mas por que não disponibilizá-lo da forma como está, com antecedência, para que as discussões possam ser retomadas ? Obviamente que os pilares formadores da reforma já foram traçados e seu texto base também. Isso aliás, disse o secretário de Fazenda, está pronto desde abril deste ano.

            Ainda que não se tenha a alíquota a ser sugerida, ou ainda que exista um ou outro detalhe para se chegar ao projeto definitivo, é fundamental dar tempo hábil aos empresários, segmentos, OAB, CRC, Ministério Público e Parlamentares, para que estes possam promover suas respectivas análises sobre o conteúdo que será trazido à tona. O Governo teve mais de 6 meses desde a última reunião no ano passado para desenvolver o projeto substitutivo, não sendo correto impor pressa súbita à Sociedade em assunto que norteará o futuro tributário do Estado pelos próximos anos.

            Hoje para que se tenha uma ideia, em meio ao ano, não sabemos sequer se as sugestões da Fundação Getúlio Vargas foram incorporadas ao novo modelo a ser proposto, se o sistema a ser utilizado será realmente o do conta gráfica, se haverá ou não recolhimento antecipado, para quais setores, como serão tratados os incentivos fiscais, como se dará a responsabilidade tributária dos sócios e administradores, como será a vida de quem está no Simples, se serão observadas as disposições Constitucionais, da Lei Kandir, do Código Tributário Nacional, se haverá restrição à criação legislativa por meio de decretos, resoluções e portarias, se a Lei do ICMS anterior será revogada, se serão reduzidas as penalidades, se o modelo será simplificado, se será transparente, se será isonômico, se assegurará o contraditório e ampla defesa do contribuinte, se propiciará a tão sonhada segurança jurídica e ainda, se respeitará o posicionamento da jurisprudência consolidada dos Tribunais.

            Ou seja, há muito o que se discutir pela frente e prorrogar o início do debate para o segundo semestre (recheado de feriados) é abreviar não só o tempo de discussão da pauta, o que se revela altamente prejudicial ao processo democrático, mas também abreviar o tempo de preparação de consultores financeiros, contabilistas, advogados, sistemas informatizados, orçamentos e previsões para 2018, essenciais para a implementação real e concreta de um novo modelo fiscal. Adiar o debate é um risco enorme ao processo de reforma e isso é algo que já venho alertando faz muito tempo.

            O receio que guardo é um só: Ou será um projeto que será aprovado sem maiores discussões, utilizando-se de forças políticas e perdendo o precioso auxílio da Sociedade e de todos aqueles que podem e querem engrandecer o texto, ou será um projeto que pelo pouquíssimo tempo de disponibilização ao público não conseguirá ser aprovado pela enorme rejeição que possa vir a ter. Acreditar que virá um projeto que agradará a todos e que atenderá todos os princípios constitucionais, pelo que vimos das discussões do ano passado, me parece utópico.

            Precisamos ter em mente que a Reforma da Lei do ICMS é diferente pois refletirá a modificação da principal fonte arrecadadora do Estado. Se for fadada ao fracasso, será o Estado e a Sociedade Mato-grossense que perderão.

            Administrar a máquina pública também é uma atividade coletiva, devemos lembrar disso. O trabalho conjunto com a Sociedade, a despeito de todas as suas variáveis, tende a mitigar o risco de errar. Atenção.

CARLOS MONTENEGRO é advogado tributarista.




fonte:



JBA anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados