Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Acadêmicos e estudantes da educação básica vivenciam Modelagem Matemática na Zona Rural
Data:24/06/2017 - Hora:08h50
Acadêmicos e estudantes da educação básica vivenciam Modelagem Matemática na Zona Rural
Assessoria

Acadêmicos do curso de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Barra do Bugres, vivenciaram este mês, durante cinco dias, atividades na perspectiva da Modelagem Matemática na escola municipal São Benedito localizada no assentamento rural Cabaças a 65 quilômetros da Universidade. Orientados e supervisionados pelos professores Márcio Urel Rodrigues e Willian Vieira Gonçalves, os 25 licenciandos desenvolveram suas atividades de observação e regência no desenvolvimento de cinco projetos de ensino.

No ensino fundamental as temáticas abordadas foram: Produção de hortaliças em aulas de Matemática, Modelagem Matemática e os derivados do leite, Modelagem Matemática na piscicultura e Modelagem Matemática na criação do gado de corte, respectivamente no sexto, sétimo, oitavo e nono ano. Já nos primeiro e segundo anos do Ensino Médio a temática foi o Cultivo da mandioca e a produção de farinha em aulas de Matemática.

Segundo o professor Márcio Urel, doutor em Educação Matemática, o objetivo dos projetos de ensino foi proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, oportunidades de perceberem a aplicabilidade de diversos conteúdos matemáticos como razão, proporção, porcentagem, regra de três simples, grandezas e medidas, funções, geometria, entre outros de uma maneira contextualizada considerando o cotidiano e a realidade deles. "Nós utilizamos a Modelagem Matemática como uma abordagem diferenciada para desenvolver as temáticas dos projetos de ensino relacionando a matemática aprendida em sala de aula com as atividades diárias, com a vivência e realidade desses estudantes", explicou o professor.

Na outra ponta desse processo estão os acadêmicos, futuros professores que por meio dessa experiência diferenciada terão maior compreensão dos desafios que a profissão de docente reserva. "Numa breve experiência eles puderam vivenciar o que é ser professor em uma escola localizada na zona rural. Além disso, perceberam suas responsabilidades para possibilitar o pensamento crítico-reflexivo dos alunos em relação à importância da Matemática na vida cotidiana, pois o ensino de matemática pode ser significativo, desde que o foco seja a realidade e o contexto no qual os alunos estão inseridos”, concluiu o professor William Vieira Gonçalves, doutor em Educação para a Ciência com ênfase a Informática na Educação para a Ciência e Matemática.

Modelagem Matemática: Na Educação Básica é vista como uma alternativa pedagógica na qual é utilizada uma situação problema real ou da própria Matemática. Alguns aspectos são importantes no desenvolvimento dos trabalhos com modelagem: investigação autônoma (trabalho em grupo), ciclo de modelagem e temas do mundo real. A ideia é fazer modelagem para aprender matemática, ou seja, os Modelos Matemáticos precisam ser significativos com situações-problemas úteis e possíveis de serem resolvidas/discutidas.

 




fonte: Hemilia Maia



rotary JBA anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados