Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
"Fiel obediência": uma excrescência!
Data:23/06/2017 - Hora:07h57

Ao contrário do que parte do senso-comum pensa, direitos humanos se refere a tudo aquilo que é fundamental para o desenvolvimento das pessoas, tal como o direito à vida, à moradia, ao alimento, à segurança, à saúde, à educação, à cultura, ao acesso à justiça, à boa administração da coisa pública, à cidadania, à dignidade da pessoa humana, à liberdade, à igualdade e à fraternidade.

Praticamente todos os direitos fundamentais, sejam os civis, políticos, sociais ou econômicos, previstos na Constituição, nada mais são do que a consagração de uma parcela dos direitos internacional e hodiernamente reconhecidos como direitos de toda humanidade.

Por ocasião, é oportuno citar um trecho do poema "Por quem os sinos dobram", redigido pelo poeta e pregador metafísico, o britânico John Donne, no início do século XVII: “Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar dos teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano, e por isso não me perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.”

Por isso, antes de criticar a atuação dos movimentos sociais e das instituições públicas de defesa dos direitos humanos, saiba que quando alguém se insurge em face da violação de direitos humanos de uma única pessoa que seja, independente de nome e sobrenome, é como se estivesse defendendo toda a sociedade nesse momento. Sem direitos humanos, não haveria humanidade.

Com relação à evolução histórica dos direitos humanos, pode-se citar o cristianismo como um dos marcos iniciais, em âmbito planetário, ou pelo menos no ocidente, na medida em que promoveu o ideário de que todos são iguais e ao mesmo tempo únicos, portanto, dignos de serem tratados sem discriminação e ao mesmo tempo respeitados em sua individualidade, como um fim em si mesmo e sujeito de direitos fundamentais. 

E é curioso ver na atualidade sujeitos que se dizem cristãos serem contra os direitos humanos, sendo muitos desses inspirados nos ensinamentos e na vida da figura de Jesus.

Enfim, além da contribuição religiosa, no plano laico pode-se frisar o Acto Habeas Corpus (1679), na Inglaterra, a Declaração Americana da Independência (1776), nos Estados Unidos, e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1779), na França, como tendo sido eventos que fomentaram e alargaram o conceito de direitos humanos.

Contudo, sem sombra de dúvidas, o marco histórico fundamental para os direitos humanos foram: a criação da Organização das Nações Unidas – ONU – (1945), com seus vários órgãos (Assembléia Geral, Conselho de Segurança, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela e o Secretariado, além das organizações setoriais, como a UNESCO e a UNICEF); e o advento da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a partir da profunda depressão que abateu a humanidade no período logo posterior à Segunda Guerra Mundial, e da necessária reação que o planeta foi compelido a realizar, a fim de evitar que qualquer situação semelhante voltasse a ocorrer na história.

Contemporaneamente, nas Américas, o sistema de proteção aos direitos humanos consiste na Corte Interamericana de Direitos Humanos, composta pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, pelos Defensores Interamericanos de Direitos Humanos e pelos Membros da Corte.

Entretanto, apesar de todos esses avanços, há uma onda avassaladora em curso de retrocesso e sabotagem dos direitos humanos conquistados, a exemplo da opressão sofrida pela democracia e pela retaliação à própria Constituição.

Por exemplo, não obstante ao esquema dos grampos noticiado no Fantástico, que rendeu o apelido de "grampolândia" (mundo dos grampos), ante a varredura feita na vida íntima e privada de centenas de pessoas, se é que não de mais de um milhar de cidadãos, recentemente houve um ato inusitado por parte do Governo e da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, em via de colisão direta à vedação constitucional de intervenção na organização e, sobretudo, funcionamento de associações de natureza privada e sem fins lucrativos, como são os Conselhos Comunitários de Segurança Pública (CONSEG'S), via decreto, portaria e outros atos equivocados, ilegais e arbitrários, exigindo da sociedade civil organizada, entre outras coisas, "fiel obediência". Com o devido respeito, isso é uma excrescência.

Olhe, uma das diferenças elementares entre um Estado de Exceção e um Democrático de Direito é que, no último, quem manda é a lei, em consonância com a vontade do povo - que é o soberano -, enquanto que, no primeiro, quem apita é o arbítrio do "rei", em sintonia com suas paixões, interesses e divagações.

Por fim, fica a pergunta para você responder, caro leitor: hoje, em Mato Grosso, vive-se em um Estado Democrático de Direito?

 

Paulo Lemos é advogado especialista em Direito Público e atuante no terceiro setor.

 




fonte: Paulo Lemos



AREEIRA anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi assembleia
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados