Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
JUBA
Argentina quer estreitar relação comercial com Mato Grosso
Data:14/06/2017 - Hora:07h37
Argentina quer estreitar relação  comercial com Mato Grosso
Ascom Famato

O Fórum Agro MT recebeu nesta segunda-feira (12/06) a visita de dois representantes da Embaixada da Argentina no Brasil. Os argentinos querem estreitar a relação comercial com Mato Grosso por reconhecerem a liderança do estado na produção agropecuária.

“Nos últimos anos a Argentina percebeu a importância do Estado de Mato Grosso na economia do país, visto que o PIB nacional cresceu 1% no primeiro trimestre graças à produção agropecuária”, afirmou o Ministro Conselheiro da Embaixada da Argentina no Brasil, Leopoldo Francisco Sahores. Além dele, participou da reunião o secretário da embaixada, Julián Vazeilles.

O desenvolvimento da hidrovia Paraguai-Paraná foi um dos temas mais abordados no encontro. “Já falamos com muitos atores relevantes no Brasil que concordaram que ainda existem muitos gargalos para a operação da hidrovia. Mas a ideia é atrair mais investimentos para viabilizá-la”, afirmou Sahores que acredita que o modal poderá aumentar as relações de exportações entre ambos os países.

Conforme Sahores, existe também a intenção de criar uma Câmara do Comércio entre Mato Grosso e a Argentina e talvez até uma Federação de Câmaras do Comércio da Argentina com outros estados do Brasil. O governo argentino também pretende, até o final do ano, fazer um seminário para discutir o que pode ser feito para viabilizar a hidrovia Paraguai-Paraná.

Segundo informações do Ministério dos Transportes, hoje o transporte no rio Paraguai é limitado a um número restrito de commodities, principalmente minérios e açúcar, mas tem potencial para escoar grãos, como soja e milho e farelo de soja.

O presidente do Fórum Agro MT e da Famato, Normando Corral, destacou o potencial da produção agropecuária de Mato Grosso e a importância das hidrovias para o Estado. “Mato Grosso tem uma extensão territorial muito grande. A hidrovia seria mais uma opção para o escoamento da produção. Temos três em potencial no Estado: a Teles Pires-Tapajós, a Paraguai-Paraná e a Rio das Mortes-Araguaia-Tocantins”, explicou.

A visita dos representantes da embaixada foi intermediada pelo Senador José Medeiros. Segundo ele, já foram realizadas duas reuniões de trabalho em Brasília. Num próximo momento, o embaixador Carlos Magariños virá para o Brasil numa visita oficial.

As reuniões continuam hoje com representantes do governo de Mato Grosso e amanhã (13/06) nas Federações da Industria (Fiemt) e do Comércio (Fecomércio).

Participaram do encontro, lideranças e representantes das entidades Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat que, junto com a Famato, compõem o Fórum Agro MT.




fonte: Ascom Famato



JBA anuncie AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
High Society
Arquivo Enviado com Sucesso Agradecemos a visita dos alunos da turma do sétimo ano da Escola Estadual União e Força, que ontem passaram a manhã aprendendo o processo de confecção de um jornal impresso e conhecendo também um pouco da história que cerca os 55 anos de sua existência. A visita é parte do projeto desenvolvido pela escola. Obrigada, estamos sempre a disposição.  Ernani Luiz Ladeia Segatto completou mais um ano de vida, na oportunidade recebeu os parabéns dos familiares e amigos. Que essa data se reproduza por muitos anos são os nossos votos.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados