Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Porto de Cáceres está praticamente pronto para escoamento de grãos
Data:07/06/2017 - Hora:10h12
Porto de Cáceres está praticamente pronto para escoamento de grãos
Divulgação

Seis meses após firmar um termo de cooperação com o Governo do Estado, a Associação Pró-Hidrovia (APH), formada por produtores rurais da região Oeste, atingiu cerca de 95% da reforma do porto da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) em Cáceres. O objetivo é habilitar o espaço, sem custos ao Executivo, para exportar grãos pela Hidrovia Paraguai/Paraná, que engloba Brasil, Bolívia, Argentina e Uruguai, a fim de baratear o preço do frete. 

Conforme informações da Metamat, o governador Pedro Taques desde que assumiu teve a preocupação de recuperar a viabilidade do porto, que estava praticamente “abandonado” num termo de cessão com a Docas Brasil. Havia o risco do Estado ser processado já que se trata de um patrimônio público cedido pela União à Metamat. 

Diante disso, o Estado assinou o termo de cooperação com a APH, que tem interesse na viabilidade da zona portuária para expandir a zona de exportação de grãos pela região Oeste do Estado. “Num primeiro momento, fizemos serviço de limpeza, manutenção, implementamos sistema de segurança, contratamos vigias, colocamos monitoramento por câmera, entre outras coisas. A Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e a Metamat ajudam com conhecimento técnico e na parte das licenças”, explica o presidente da Associação Pró-Hidrovia, Vanderlei Reck Júnior. 

A Associação aguarda a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) liberar o licenciamento ambiental, operacional e dos bombeiros. A Metamat e a Associação trabalham juntas neste sentido. 

Em paralelo, a Associação articula a abertura de mercado no exterior para a soja mato-grossense por meio do escoamento pelo Hidrovia Paraguai/Paraná, ao lado do porto da Metamat em Cáceres. Líderes da entidade estiveram na Argentina com o vice-governador Carlos Fávaro, para negociar a liberação da entrada pelo Brasil no país de dois tipos de soja transgênica brasileira. O pedido foi aceito. Também viajaram à Bolívia durante a visita do governador Pedro Taques ao presidente Evo Morales. “Uma das pautas defendidas pelo governador foi a Bolívia comprar grãos de Mato Grosso em troca da compra da ureia boliviana pelos mato-grossenses”, diz Reck Júnior. 

A porto de Cáceres fica numa posição estratégica pela proximidade da Hidrovia Paraguai/Paraná. São 3.442 quilômetros que englobam Brasil, Bolívia, Argentina e Uruguai, dos quais 1.290 km ficam em território brasileiro. Com o funcionamento da hidrovia, haveria uma redução do custo do frete em até 30% na região Oeste, Sul e Sudoeste do Estado, de acordo com estudos do movimento Pró-Logística.




fonte: Andréa Haddad | Gcom



rotary JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados