Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Educação de surdos é debatida em seminário
Data:26/04/2017 - Hora:10h43
Educação de surdos é debatida em seminário
Junior Silgueiro/Seduc-MT

Evento reúne pesquisadores da área, professores e pais de alunos

 Os desafios da educação para deficientes auditivos em todos os níveis do ensino são uns dos assuntos debatidos no Seminário Integração de Surdos, realizado no auditório da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), em Cuiabá. O evento, que segue até hoje (26.04), conta com palestras e mesas-redondas, além da participação de aproximadamente 160 pessoas, entre ouvintes e deficientes auditivos.

A atividade é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), vinculado ao Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Seduc, por meio do Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo (Ceaada) e o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies).

De acordo com a professora da UFMT e coordenadora do Seminário, Tânia Maria de Lima, o objetivo do encontro é potencializar análises e debates sobre a educação de surdos em todos os níveis do ensino, ampliar o debate sobre escola de/para surdos, dando centralidade às interações entre estudantes, intérprete de Libras e professores regentes. O objetivo é obter avanços no processo de inclusão.

Além disso, a intenção é promover discussões sobre formação de professores para a educação de surdos, em especial no âmbito da educação superior e a integração entre docentes e estudantes da educação superior (graduação e pós-graduação) e docentes da educação básica, por meio de reflexões coletivas e de trocas de experiências sobre a educação de surdos. “Abrimos o espaço para esse importante debate sobre a escolarização do surdo e, principalmente, para ouvi-los. Contamos com a participação de importantes pesquisadores da área, professores e pais de alunos”, aponta.

Políticas públicas

Para a professora Tânia Lima, é importante que o assunto seja debatido nos espaços da Seduc. “A universidade produz conhecimento, pesquisas na área, mas sozinhos não resolvemos os problemas. Por outro lado, a Seduc tem o papel de definir políticas públicas para a escola de educação básica. Sendo assim, as parcerias são importantes para buscarmos as alternativas e resoluções dos problemas”.

O coordenador de Educação Especial da Seduc, Marcino Benedito, avalia que a educação de surdos enfrenta muitos desafios, principalmente quanto à criação de escolas bilíngues – um clamor da comunidade surda. “Precisamos também promover a conscientização das famílias sobre a importância da integração dessa criança ou jovem à sociedade e de sua educação formal”.

Ele destaca que a Seduc possui a reponsabilidade de dar continuidade às formações, também na Língua Brasileiras de Sinais (Libras). “Não apenas para termos mais intérpretes nos nossos municípios, que gera grande demanda, mas também para que o pedagogo, o professor de história, geografia ou matemática, saiba lidar no dia a dia com esse surdo, que estará na creche, no ensino fundamental, no ensino médio e na universidade”, frisa.




fonte: Viviane Saggin/Seduc-MT



anuncie aqui JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados