Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Extinção do parque Ricardo Franco
Data:26/04/2017 - Hora:10h19

A noite da última quarta (19) teve ares de alívio para um grupo de 35 fazendeiros ou 55 famílias, a depender do ponto de vista, com a aprovação de um projeto que acaba com o Parque Estadual Serra Ricardo Franco. Entretanto, foi o ar da destruição e da sobreposição do interesse privado sobre o público que impactou um número muito maior de mato-grossenses. 

Falo do projeto de decreto legislativo número 02/2017, assinado por lideranças partidárias, que susta os efeitos do Decreto nº 1.796/1997 que criou a Unidade de Conservação Serra de Ricardo Franco, com uma área de 158.620 hectares e 85 ares.

São diversas as celeumas. A primeira, que – infelizmente no Brasil – quando o filho não tem pai (autor: lideranças partidárias) é porque o projeto desagrada os eleitores e torna-se desinteressante apor uma assinatura pessoal no projeto. 

A própria justificativa do projeto mostra a finalidade pouco louvável da extinção do parque. Consta da justificativa que “ao tomar conhecimento destas atrocidades o Ministério Público instalou inquérito civil (012/2013) para investigar o poder público e sua omissão quanto ao parque e as pessoas lá inseridas”.

Então, a própria justificativa do projeto informa que sua sustação está sendo realizada para frustrar a iniciativa do Ministério Público de cobrar a efetiva implantação do parque e a obediência à legislação ambiental. 

O discurso adotado por alguns parlamentares também não convence. Foi dito durante a semana que é necessário extinguir o parque para depois apresentar uma lei recriando o parque de forma correta. Ora, então você acaba com algo que deseja manter?

No mínimo interessante. Então, por que não começar os estudos para a criação da lei antes de extinguir o parque? Afinal, é a extinção que poderá causar prejuízos irrecuperáveis. 

Pois bem, faltou comentar alguns outros motivos que pululam no boca-a-boca da comunidade nacional. Não são os interesses das pequenas famílias que exploram a terra para sua sobrevivência que o Ministério Público tem incomodado.

O cabo de guerra tem sido puxado por grandes fazendeiros/empresas, como Eliseu Padilha (ministro da Casa Civil) sócio de duas propriedades localizadas dentro da área de conservação, em razão dos milhões de reais bloqueados em ações e atribuídos a título de multas administrativas. 

Particularmente, não sou ambientalista radical. É preciso produzir! Mas as fontes de água também são imprescindíveis, e esse parque é muito rico em todos os aspectos.

De outro lado, este tipo de solução apresentada pela Assembleia não é mais admitida diante das últimas discussões políticas e criminais. É preciso separar a criminalidade da política, política é fundamental. É hora de mostrar que a Assembleia está a favor do interesse coletivo e não de interesses pessoais.

 

  Sandra Cristina Alves é defensora pública do Estado, escritora e escreve exclusivamente neste Blog toda segunda (sandrac.alves@terra.com.br)




fonte: Sandra Cristina Alves



JBA anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
Sicredi assembleia
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados