Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Lava-Jato, pós delação Odebrecht
Data:20/04/2017 - Hora:05h21

 

As atuais delações realizadas na operação Lava-Jato trazem vários tipos penais. A princípio é importante salientar que a delação por si só não é suficiente para condenar o acusado, pois, além disso, tem que haver indícios de autoria do delito. O meio de se investigar é através de um Inquérito onde a autoridade competente vai verificar se existem indícios mínimos de que a pessoa delatada cometeu os crimes a ela impetrados. 

Entretanto é importante salientar que no momento que tramita o inquérito a pessoa está sendo investigada e não acusada. Porém se no decorrer das investigações forem encontrados os indícios mínimos de autoria, o delatado pode ser alvo de uma denuncia que tem como o titular o Ministério Publico. 

Denuncia essa, que pode ou não ser recebida pelo Poder Judiciário. Em caso de recebimento da denuncia, o delatado passa então a ser réu no processo. Os tipos penais na investigação da operação Lava-jato são corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e caixa dois.

Lembrando que a corrupção ativa é o ato de oferecer vantagem, qualquer tipo de benefício ou satisfação de vontade, que venha a afetar a moralidade da Administração Pública. Só se caracteriza quando a vantagem é oferecida ao funcionário público.

 Já o crime de corrupção passiva é o tipo penal praticado pelo funcionário publico, quando ele pede ou exige alguma vantagem ilícita, tendo em vista a função publica por ele empenhada.

A lavagem de dinheiro é um processo onde os lucros gerados a partir de atividades ilegais como um recebimento de uma empresa ou cliente. Após esse trâmite geralmente o beneficiário desse dinheiro sujo lança em suas contas correntes ou  patrimônio como se fosse limpo, ou seja  são disfarçados  ou ocultados para que possam aparentar ter origem lícita.

E caixa dois é um crime praticado geralmente por políticos em campanha. Do qual de se tem o dever de declarar os valores de uma campanha perante os órgãos de fiscalização competentes do poder executivo. Entretanto, o mesmo recebe esse valor e não é declarado legalmente ou fazendo parte de uma caixa dois e não  contabilizado.

Todos esses tipos penais envolvem penas de reclusão, ou seja, prisão. Porém para chagar a este ponto de condenação ou absolvição, o processo tem que ter o seu trâmite legal, ou seja, conferir aos acusados o direito do contraditório e da ampla defesa e transitar em julgado a sentença condenatória ou absolutória. Usando como paradigma o processo do mensalão a estimativa de se chegar a uma conclusão e em média de 10 anos, levando se em conta o número de acusados.

 

MIGUEL JUAREZ R. ZAIM – Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Especialista em Direito e Processo Penal, Direito e Processo Civil, Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Imobiliário e Direito Ambiental.




fonte: MIGUEL JUAREZ R. ZAIM



anuncie rotary AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados