Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
A carne é fraca
Data:21/03/2017 - Hora:08h16

Não me surpreendo com mais nada. O Brasil é o próprio país das maravilhas, pensado por Lewis Caroll. Vivemos numa realidade paralela, onde o insólito torna-se banal. Nenhuma novidade na investigação (tardia) da Polícia Federal com relação à produção brasileira de carnes. Produtos “esquentados” são muito comuns no país. Isso significa que são produzidas em áreas restritas à exportação, mas levam um selo do Serviço de Inspeção Federal de outro local, habilitado para a venda internacional. Essa jogada é manjada, já foi objeto de flagrante e nada aconteceu. Certa vez, participei de um flagrante num entroncamento mato-grossense, cujo produto do caminhão era proveniente do Pará, mas levava o selo de Araputanga, por exemplo. O contêiner é fechado e não passa pela fiscalização nas barreiras, indo diretamente aos portos. Portanto, os fiscais ficam com receio de cumprir o próprio trabalho.

Outro golpe é o uso de dinheiro público do BNDES para financiar a compra de plantas americanas, a abertura de capital de gigantes do setor e a consequente cartelização do mercado brasileiro. O caso do frigorífico nos Estados Unidos e na Argentina é bem conhecido. Ambos adquiridos com recursos brasileiros, através de lobby político. Da mesma forma como a compra da refinaria de Pasadena, a jogada de alavancagem de empresas particulares também é antiga, conhecida, e até hoje ninguém fez nada. A novidade, como sempre inverossímil, é a própria operação policial. Ela é tão fantástica, tão inesperada que está sendo combatida pelo setor produtivo e, pasmem, pelo próprio governo federal. A corrupção instalada há décadas no MAPA possibilitou todas as malandragens descritas anteriormente, mas o flagra policial é que compromete a nossa imagem? Pois bem. Essa parece ser a ótica míope do governo e do setor.

Enquanto não era a melhor amiga da petista Dilma Roussef, a então deputada Kátia Abreu deu o seguinte depoimento em sessão da Câmara dos Deputados em 30 de novembro de 2005: “Quero lembrar que, no meu Estado, o Tocantins, são mais de 5 anos de luta contra esse cartel. Há uma máfia nacional, com 5 famílias, cada uma com um capo, mas há também as máfias estaduais, que se organizam em famílias, com seus chefes, para derrubar o preço da carne. Esperam a família maior marcar o preço e depois combinam na base, entre os familiares, para derrubar os preços nos Estados”. Já o deputado Waldemir Moka, na mesma sessão, manifestou-se da seguinte forma: “Quero deixar isto registrado nesta Comissão: este é um segmento que precisa ser ouvido e que, apesar de dois anos de achatamento de preço na arroba do boi, não vimos nenhuma diminuição de preço da carne nos supermercados, nas casas de carne ou nos açougues. Para o consumidor não há nenhum benefício. E aí fico preocupado. O BNDES tem que também ter essa preocupação. Vamos financiar 80 milhões de dólares, e aí o cidadão vai colocar uma planta lá na Argentina — para quê? Para esquentar o setor de carne na Argentina e exportar mais caro? Será que é isso que está em jogo? Eu não consigo entender isso. Percebe-se, nitidamente, que o BNDES tem noção de que a planta já foi financiada, e há um convênio com a extinta SUDAM. Não pode ser. Como é que o BNDES faz esse contrato? Como é isso? É permitido? Não! Mas não é do Friboi. Há um contrato aí — o cara disse claramente —, um contrato de gaveta: um pagamento em paralelo”.

Portanto, era bem conhecida a fragilidade do setor. Ao contrário da transparência e da formação de imagem positiva, pretendem menosprezar a amplitude das investigações, afirmando que se trata de uma questão pontual. Não é pontual, entretanto. É, ao contrário, institucional. Os quadros do SIF precisam de altíssimo controle, a origem da carne deve ser fortemente fiscalizada, o dinheiro público que bancou o gigante arroto de grandeza deve ser restituído. Por que querem colocar panos quentes, afinal? É simples a resposta. Duas são as explicações. Primeiro, que a União virou “sócia” dos grandes conglomerados exportadores, devendo preservar o próprio investimento. A queda das ações de uma única empresa pode fazer com que uma fortuna seja perdida, sem nenhuma garantia verossímil em contrapartida. A política das “campeãs nacionais”, implementada pelo petismo ultraliberal fez com que bilhões fossem empatados em empresas particulares, regulando o mercado em favor de meia dúzia de empresários que dominaram a cadeia produtiva da pior forma possível. Segundo, que os financiadores de campanhas eleitorais são esses mesmos campões nacionais, sendo que essa já seria explicação suficiente para o “cuidado” político com o setor. Portanto, não venham falar ao consumidor para que não se preocupe. 

Já se sabe que os fins não justificam os meios. O crescimento antiético do cartel, fomentado com dinheiro público enfraqueceu a nossa posição internacional. O cartel treme com uma investigação mais do que treme um animal com vaca louca. Até o vegetariano deve estar de cabelos em pé, porque contribuiu com dinheiro para essa crise de imagem que é grave. Quem paga a conta, como sempre, é o contribuinte e o pecuarista, primeiro elo dessa cadeia produtiva cartelizada e desequilibrada. Somos nós, pagantes de impostos, que devemos ser salvos. São os pecuaristas que devem ser protegidos. Temos que aproveitar a oportunidade para exigir que abram a caixa-preta do BNDES. O cartel mercenário que pressiona o produtor já recebeu dinheiro público demais para reclamar de alguma coisa. 

 

Eduardo Mahon é advogado.

 




fonte: Eduardo Mahon



AREEIRA rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados