Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Família e a proteção estatal
Data:25/02/2017 - Hora:08h05

A ruína de diversas searas da sociedade encontra na ausência de eficácia da proteção estatal uma de suas principais causas. Verificar a transformação do conceito de unidade familiar e as previsões constitucionais e legais para a proteção à família é o desafio das próximas linhas.

Hoje, o entendimento mais comum estabelece que família seja a união de pessoas ligadas pelo afeto. Restaram ultrapassados os sexos (masculino, feminino), a necessidade de forma (casamento, contrato, etc), o tempo, e até mesmo a impossibilidade de sua cisão com a posterior recomposição familiar.

O processo de conceituação de família é mutável no decorrer do tempo e no espaço. Entretanto, seja qual a unidade familiar existe uma certeza mundial em torno de sua essencialidade na estrutura social e o dever de proteção desse instituto.

Quando olhamos para as maiores crises sociais, e aqui vamos citar o vício em drogas, o alcoolismo, o abandono de idosos, a prostituição de crianças e sua utilização como auxiliares em condutas criminosas, e após iniciarmos a tentativa de ressocialização ou salvamento desses indivíduos, vemos a indisponibilidade de suas famílias para se obter sucesso.

O problema é que, no momento de buscar essas famílias, não as encontramos. O abandono dos filhos, a violência contra os parceiros e toda sorte de vícios contaminam o lar que deveria estruturar o desenvolvimento das pessoas principiado pela dignidade da pessoa humana.

Não que fosse necessário constar da Constituição Federal, mas observe a redação a seguir: “artigo 226: a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”. Tamanha a importância para a estruturação dos seres humanos, a própria lei maior ressalta que a família é a base da sociedade!

E não é só isso. Vejamos agora qual a responsabilidade imputada à família em primeiro lugar, base social: “art. 227 - É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

O futuro da sociedade está representado pela criança e pelo jovem, que nos sucedem, que precisam de amparo e orientação para em momento próximo constituir suas próprias famílias, cuidar de seus idosos (nós). Pois bem, não estamos caminhando num cenário muito bom quando olhamos as ruínas citadas.

Cada um precisa assumir sua responsabilidade na constituição da família. Entretanto, o Estado também necessita agir. As políticas públicas de proteção à família são simplistas face ao problema estrutural vivido. O próprio servidor público encontra inúmeros percalços na proteção ao direito familiar, necessitando inúmeras vezes recorrer ao Poder Judiciário para ver garantida a convivência de sua família, base da sociedade, cujo dever de proteção é do Estado.

Consciência quanto aos conceitos, quanto a essencialidade da família para a sociedade e quanto ao dever do Estado são extremamente claros. Conta-se até mesmo com previsão no âmbito da Constituição Federal. Resta uma esperança com o início de novas gestões municipais, estaduais e federais. Olhem para as famílias, pois do contrário, não restará sociedade.

 

 Sandra Cristina Alves é defensora pública do Estado e escritora (sandrac.alves@terra.com.br)




fonte: Sandra Cristina Alves



rotary anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados