Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Acordo garante acesso de estudantes do IFMT em universidades privadas por meio de bolsas do Prouni
Data:22/02/2017 - Hora:08h15

De acordo com os estudantes, as instituições não teriam aceitado o atestado emitido pelo IFMT para que eles pudessem efetuar a pré matrícula nos cursos

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) celebrou Termo de Compromisso e de Ajustamento de Conduta (TAC), aditivo ao anteriormente firmado em 2015, com as instituições de ensino superior Universidade de Cuiabá (Unic) e a União Educacional Cândido Rondon (Unirondon). O acordo tem o intuito de garantir o acesso de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), por meio de bolsas do Prouni, às vagas ofertadas pelas instituições.
Os estudantes representaram contra as instituições alegando supostas irregularidades das universidades na matrícula em cursos de ensino superior. Afirmaram que seriam alunos do ensino médio do IFMT, com conclusão prevista para 1º de abril de 2017 (ano calendário 2016), em decorrência do longo período de greve dos servidores ocorrida durante o ano de 2016.

Os alunos argumentam que teriam conseguido o acesso, a partir do desempenho obtido no Enem 2016, com bolsa integral do Programa Universidade para Todos (Prouni). Entretanto, de acordo com os estudantes, a Unic e Unirondon não teriam aceitado o atestado emitido pelo IFMT para que eles pudessem efetuar a pré-matrícula nos cursos.
A procuradora da República Samira Engel Domingues enfatiza que a obstrução impostas pelas instituições de ensino, sem dúvida, não decorreu de responsabilidade dos alunos. "A culpa poderia ser do IFMT (por não ter cumprido o calendário escolar no tempo correto ou não fornecer o documento adequado), à Unic e à Unirondon (por exigir documentos dispensáveis), ao próprio MEC (por estabelecer requisitos para o Prouni que sequer as instituições públicas federais são capazes de cumprir) ou ainda, ao mero desencontro de informações, nunca aos estudantes, único, efetiva e injustamente prejudicados no caso, por serem afastados de maneira indevida do direito conquistado em avaliação própria de cursar o ensino superior”, destaca a procuradora.

Dessa forma, no TAC firmado com as instituições de ensino superior, os estudantes egressos do IFMT terão prazo para entrega dos documentos comprobatórios de conclusão do ensino médio até 30 de junho de 2017 (os estudantes que concluírem o ensino médio em 2018 terão também essa data limite). A não entrega dos documentos comprobatórios dentro do prazo limite acarretará na matrícula e bolsa do Prouni canceladas.
O prazo poderá ser estendido, desde que justificado e aceito pelas institiuições e pelo MPF, sendo que o IFMT se compromete a expedir o diploma de conclusão do ensino médio dos alunos interessados até a data limite estipulada pelo TAC.
O descumprimento das obrigações assumidas no TAC acarretará a aplicação de multa no valor do R$ 1.000,00 por obrigação descumprida pelas universidades, a ser revertida ao Fundo Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo.




fonte: Assessoria MPF



AREEIRA anuncie aqui JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados