Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Aguas coleta
Biólogo reforça importância da vacinação como prevenção eficaz e segura à Febre Amarela
Data:19/1/2017 - Hora:14h16
Biólogo reforça importância da vacinação como prevenção eficaz e segura à Febre Amarela
Divulgação

 

Dados atualizados pelo Ministério da Saúde e divulgados no último dia 16 de janeiro apontam que no Estado de Minas Gerais já são 152 casos notificados suspeitos de Febre Amarela Silvestre, em 26 municípios. Já são também 22 casos prováveis de óbitos provocados pela doença e outros 47 suspeitos. Em 2015 e 2016, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o país registrou apenas 15 casos de Febre Amarela Silvestre, e apenas 10 mortes.

Transmitida pela picada de mosquitos dos gêneros Haemagogus ou Sabethes infectados com o vírus, a Febre Amarela, se não tratada rapidamente, pode levar à morte em cerca de uma semana. Por isso, vale ficar atento aos sinais que a doença provoca, que podem ser calafrios, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Para casos mais graves, os sinais mais frequentes são febre alta, icterícia e hemorragia.

O Biólogo Horácio Teles, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS), lembra que, apesar de algumas contraindicações, o principal meio de prevenção da doença é a vacina. Recomendada para a população a partir dos quatro meses de vida, uma única dose da vacina já é o suficiente para a proteção contra a doença.

Sobre as suspeitas de que o desastre ambiental causado pela empresa Samarco em Mariana tenha influenciado o surgimento dos casos registrados da doença em Minas, Teles acha pouco provável, “ainda que os impactos ambientais dessa tragédia incluam outros problemas de saúde pública”, diz o Biólogo.

Mas, para ele, a descoberta de macacos afetados pelo vírus nas proximidades das cidades é um importante indicador do risco de reinstalação da febre amarela urbana. “A existência do Aedes aegypti na maioria das cidades brasileiras potencializa os riscos do alastramento da febre amarela”, completa.

Diante dessas circunstâncias, Teles reforça que a medida mais eficiente para o controle da situação é a vacinação da população. “O mais rápido possível, pelo menos nas áreas com o registro de epizootias e onde a circulação do vírus é endêmica”, conclui. Em São Paulo, há registros de casos nas regiões de São José do Rio Preto e de Ribeirão Preto.




fonte: Marco Berringer e Edmir Nogueira



JBA AREEIRA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Parabenizamos a advogada cacerense Fernanda Gattass Oliveira Fidelis pela sua aprovação no Concurso para Juiz e Juíza Federal da 3ª Região. Fernanda Gattass não só se destaca como a primeira cacerense a alcançar essa posição de destaque, mas também como a primeira egressa da UNEMAT a obter essa conquista extraordinária. Que sua jornada como Juíza Federal seja repleta de sucesso, justiça e contribuições significativas para a sociedade. Cáceres se orgulha imensamente de você, Fernanda Gattass, e estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que você continuará a fazer em nossa comunidade e além dela. Parabéns por essa conquista notável! Nesta semana amigos e familiares celebraram a vida da querida Zezé Soares Nicodemos Bruzzon que colheu mais uma rosa no jardim da vida ao som tradicional parabéns. Que este aniversário seja o início de um novo ciclo repleto de conquistas e felicidade. Que você continue sendo essa pessoa incrível que é, irradiando amor e bondade por onde passa. Feliz aniversário, Zezé! Flores multicoloridas a jovem Caroline Xavier, que apagou mais uma velinha. Que você complete muitos e muitos anos de vida, sempre com saúde, amor e felicidades. Parabéns Carol!
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados