Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Coceira constante do pet pode ser sinal de alguma doença
Data:07/12/2016 - Hora:10h29
Coceira constante do pet pode ser sinal de alguma doença
Montagem JCC

E, de repente, o bichinho não para de se coçar. O costume não é tão natural entre animais de estimação. Quando gatos ou cães começam a apresentar coceiras constantes, a ação pode indicar um incômodo maior e ser até mesmo o sinal de alguma doença mais séria se manifestando. As razões que podem levar um pet a se coçar são as mais variadas: vão desde problemas psicológicos até a presença de ectoparasitas, como carrapatos. Segundo o veterinário Olavo Neto, essa última é a causa mais comum de prurido nos animais. “A presença de pulgas e carrapatos faz com que ele se coce muito, como consequência da alergia causada pela saliva dos parasitas”, explica Olavo.

Para evitar a presença de ectoparasitas, a coceira causada por eles e todas as outras doenças que podem surgir de uma infestação ou da picada de um parasita infectado, os especialistas ressaltam a necessidade da prevenção. De acordo com a veterinária Renata Queiroz de Melo, a profilaxia deve ser feita de forma sistemática. A depender do tipo de medicamento ou do dispositivo usado para manter pulgas e carrapatos afastados, é necessário realizar um tratamento mensal.

Ao notar que o pet tem se coçado de forma excessiva, checar o pelo do animal em busca de ectoparasitas deve ser uma das primeiras providências. Caso não se encontre nada, mas a comichão persista, é importante continuar investigando a causa do desconforto e procurar a ajuda de um veterinário. O incômodo pode ser resultado da presença de sarna. Existem dois tipos da doença: a sarna sarcóptica, também chamada de escabiose; e a sarna demodécica, conhecida como demodicose. No primeiro caso, a sarna é causada pela presença de ácaros na pele do animal. Ela pode ser restrita somente a uma região, como ao redor das orelhas e na cabeça, ou generalizada por todo o corpo. A doença pode ser transmitida para os seres humanos. O tratamento consiste em banhos com xampus e medicamentos específicos. Os donos de animais infectados também devem promover a desinfecção do ambiente. No caso da sarna demodécica, a doença é causada por um tipo específico de ácaro. Assim, a imunidade baixa faz com que o ácaro, comum no organismo dos animais se manifeste causando a doença. A enfermidade também pode estar associada a outras alterações, como, por exemplo, a dermatite bacteriana. O tratamento também inclui banhos terapêuticos, acrescidos de raspagens quando necessário, bem como medicação oral, específica para eliminar os ácaros. Animais jovens, com menos de 1 ano, e os mais velhos têm maior predisposição para desenvolver a doença.

Nos dois casos, o animal deve ser tratado por um profissional qualificado. As alergias e atopias também podem ser as causadoras de coceiras constantes em cães e gatos. Podem ser resultado da sensibilidade do pet a produtos de limpeza, grama, pólen, poeira, perfumes, entre outros. Alguns alimentos também podem gerar alergia nos animais, entre eles, carne de vaca ou de porco e alimentos derivados de milho, trigo, leite e soja.
Outras causas de coceira em pets podem ser dermatites bacterianas, tratadas com medicamentos e com acompanhamento médico. Mais raramente, pode ser resultado de estresses e de problemas psicológicos. Chamada de dermatite psicogênica, costuma causar lesões nos membros torácicos do animal, incluindo o pescoço e o tronco. “Pode ser um sintoma de comportamento obsessivo, porém, não é algo comum. O animal, quando ansioso ou estressado, tende a se coçar em excesso, o que pode ocasionar lesões na pele e aumentar ainda mais a irritabilidade”, completa Olavo.

FIQUE ALERTA

Os especialistas orientam, no entanto, que os donos não se assustem com qualquer coceira. Afinal, podem ser apenas um reflexo. Os sinais que indicam que o comportamento pode ser uma doença ou incômodo mais sério são: coceiras constantes, que criam ferimentos na pele; áreas sem pelo ou descamadas; presença de secreção ou dor na região afetada e alterações na rotina do animal em decorrência do prurido. Além de realizar a prevenção de ectoparasitas frequentemente e de estar atento a alterações na pele e no pelo do animal, é importante secar bem os bichos após os banhos e procurar auxílio médico em qualquer sinal de alteração. (Por Ailim Cabral)

Destaque Especial a cachorrinha  Amora da Raça Shih tzu Bicolor - Cliente Panvet




fonte: Ailim Cabral



rotary JBA AREEIRA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi Fundo
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados