Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
AMM apresenta conquistas e desafios do municipalismo a prefeitos eleitos e reeleitos
Data:28/10/2016 - Hora:08h03
AMM apresenta conquistas e desafios do municipalismo a prefeitos eleitos e reeleitos
AMM

AMM apresenta conquistas e desafios do municipalismo a prefeitos eleitos e reeleitos

 

 

Agência de Notícias da AMM

 

As conquistas do movimento municipalista nos últimos anos foram apresentadas pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, durante o Encontro com os Novos Gestores Mato-grossenses, realizado nesta quinta-feira (27), em Cuiabá.

O evento, que contou com a presença de cerca de 80 prefeitos eleitos e reeleitos, foi promovido pela AMM com o objetivo de debater os desafios que os gestores irão enfrentar nos próximos quatro anos.

Fraga citou a aprovação no Congresso Nacional do aumento de 1% do Fundo de Participação Municípios e a luta para garantir o repasse às prefeituras, que ocorreu de forma parcelada entre os anos de 2015 e 2016.

Ele frisou, ainda, as mobilizações junto ao governo federal para a transferência do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX), da qual o estado é o maior beneficiado do país. “Também precisamos destacar a conquista do Fundo Estadual de Transporte e Habitação, que tem garantido o trabalho de manutenção das estradas não pavimentadas em todo o estado”, assinalou.

De acordo com Neurilan, a união dos gestores e o respaldo das entidades representativas dos municípios, como a AMM e a Confederação Nacional dos Municípios, foram essenciais para os avanços nas mobilizações. “A união dos prefeitos é fundamental para que o movimento municipalista continue avançando em nível estadual e federal, para garantir recursos às prefeituras”, reforçou.

O presidente da AMM também apresentou aos novos gestores os serviços que a entidade presta aos municípios, como atendimentos nas áreas Técnica, de Apoio, Jurídico, Capacitação, Projetos, Institucional, Diário Oficial e Desenvolvimento Econômico, além de outras áreas. 

O desafio da AMM será reativar e fortalecer os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Social. A intenção é, em conjunto, encontrar alternativas para desenvolver as microrregiões e as receitas próprias dos municípios. “Os prefeitos não podem mais viver com o pires na mão, se humilhando para conseguir atender aos munícipes”, disse ele.

Neurilan destacou, ainda, a importância da participação dos gestores no encontro, principalmente aqueles que assumirão o cargo pela primeira vez. “É muito importante que os próximos gestores conheçam a realidade financeira dos municípios e se preparem para os desafios inerentes à gestão pública”, assinalou.

         O Encontro com Novos Gestores Mato-grossenses abordou vários temas inerentes à gestão pública, apresentados por representantes dos poderes legislativo, judiciário, entre outros. O senador Wellington Fagundes falou sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias e projeto da Cide Combustível. O deputado federal Fábio Garcia abordou os desafios do país para superar a crise financeira, atuação da bancada e projetos em tramitação no Congresso Nacional.  

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Antonio Joaquim, destacou a parceria entre a AMM e o TCE para garantir orientação técnica aos prefeitos.

O presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso, juiz José Arimatéa Neves, apresentou aos novos gestores o convênio assinado com a AMM, para realização de capacitações em diversas áreas.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Marcos Machado, falou sobre o Projeto de Lei para criação do Conselho e Fundo Municipal de Combate às Drogas.

O encontro também contou com a participação do membro da Comissão do Orçamento do Senado Federal, Rafael Fraia, que fez uma apresentação sobre a obtenção de recursos federais.




fonte: Agência de Notícias da AMM



AREEIRA rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados