Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Sema e Unemat firmam parceria inédita para elaboração de planos de manejo
Data:22/10/2016 - Hora:09h56
Sema e Unemat firmam parceria inédita para elaboração de planos de manejo
Rose Domingues

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) permitirá que professores, pesquisadores e estudantes participem da elaboração de planos de manejo das unidades de conservação estaduais. A proposta é inserir a comunidade acadêmica na realização dos trabalhos necessários para inventariar e monitorar a biodiversidade dessas áreas protegidas.

O secretário de Gestão Ambiental, Carlos Kato, explicou que a reunião, realizada na tarde de terça-feira (18.10), teve objetivo mais político de aproximar as instituições e promover o alinhamento das ideias. Em um segundo momento, a equipe da Sema levantará as demandas prioritárias das unidades de conservação para traçar um plano da parceria. Pela proximidade com o campus de Cáceres, o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade, será o pioneiro nesta parceria. 

“Temos que aproveitar todo o potencial da universidade na geração de conhecimento para subsidiar as necessidades de produtos técnicos da Sema. É o Estado ajudando o Estado, isso tem uma importância inquestionável”. Carlos Kato avalia que este é o começo de um trabalho em conjunto que pode se estender para várias frentes, entre elas, a pasta da educação ambiental, já que a instituição oferece mestrado e doutorado na área de agroecologia.

O diretor do campus da Unemat de Cáceres, Antônio Francisco Malheiros, frisa que a parceria propiciará à universidade servir a Sema, no bom sentido da palavra, ao realizar um trabalho de produção de conhecimento sobre a realidade da biodiversidade do Estado, por meio de planos de manejo, monitoramento e inventários de fauna e flora. Também vai fortalecer as linhas de pesquisa e conhecimento no estado. “Além disso, no caso de Vila Bela, temos como ponto importante a conservação da cultura dos povos nas adjacências da unidade de conservação, no sentido de conhecer, respeitar e conservar, que é trabalho da educação ambiental”.

Também participaram da reunião a superintendente de Biodiversidade da Sema, Fátima Sonoda; a coordenadora de Unidades de Conservação (UC) da Sema, Paula Andrade; a gerente de Regularização Fundiária de UC, Simoni Ziober; e os professores doutores da Unemat, Samuel Silva, Solange Castrillon, e Carolina Joana Silva Nogueira.  




fonte: Rose Domingues



AREEIRA rotary anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Multivida
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados