Diretora administrativa: Rosane Michels
Sábado, 20 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Mamógrafo do Hospital Regional de Cáceres, pifa em pleno Outubro Rosa
Data:20/10/2016 - Hora:10h23
Mamógrafo do Hospital Regional de Cáceres, pifa em pleno Outubro Rosa
Ilustrativa

Mulheres de Cáceres e região que estão sendo atraídas a fazer o exame preventivo do câncer de mama gratuitamente neste mês por conta do Outubro Rosa, muito provavelmente não conseguirão fazer até o final do mês.

No dia, 18, o acessório que faz a digitalização dos exames captados pelo Mamógrafo do Hospital Regional, pifou. Como ele é importado, a peça deverá demorar ao menos dez dias para chegar na cidade.

A informação foi confirmada pelo diretor do Hospital, Mário Rodrigo Kaoru Utsunomyia. Ele lamentou o acontecido, especialmente no período que a demanda pelo exame é alta.

‘Passamos o ano inteiro correndo atrás de pacientes para fazer o exame, e agora que temos a demanda, infelizmente o aparelho quebrou’, lamentou.

Em Cáceres, o outro equipamento similar é particular. Por lá, o exame custa em torno de R$ 300.

Conforme uma fonte da Secretaria de Saúde do Município, que lança no sistema de regulação os pedidos dos exames, atualmente existem 925 solicitações aguardando atendimento.
Ela explicou que o controle e liberação dos exames é de responsabilidade do Estado, por ser considerado de média complexidade.

Com relação ao exame preventivo de colo de útero, a fonte revelou que eles são de responsabilidade do município e que estão sendo retomados após um período de paralisação por falta de prestador de serviço. Ela só não respondeu se há uma fila de espera pelo exame.

A existência do alto volume de pedidos de mamografia foi revelada na noite de ontem, 18, pela presidente do Cáceres Mama, Benice Oliveira, durante um evento na Igreja a Voz da Verdade.

A informação surpreendeu até o chefe do setor de Oncologia do Regional, Eduardo Marques de Lima, que palestrou no evento. Ele demonstrou preocupação com a situação e afirmou que o exame preventivo é vital para identificação, tratamento e controle da doença.
‘Lamento esta situação e torço que ele se normalize o mais breve possível’, frisou.
Enquanto o setor público padece para dar o atendimento mínimo a população, o Laboratório São Mathues, dentro da sua política de responsabilidade social, já realizou gratuitamente desde o início do mês, 70 exames Citopatológico preventivo ao câncer de colo de útero (Papa Nicolau). Ação conta com a parceria da MAC Patologia.
Conforme a biomédica Sarah Argenti Alvarenga, até o final do mês, serão mais 50 dentro da programação em apoio ao Outubro Rosa.

Os beneficiados estão sendo contemplados através dos programas ‘Manhã Astral’ com Edmilson Tavares e ‘Deus Está no Ar’, apresentado aos sábados pelo padre Rogério Gonçalves, ambos na Rádio Difusora FM.

Os ouvintes interessados se inscrevem para participar do sorteio no final dos programas.
Diariamente são realizados três sorteios.




fonte: Por Jornal Oeste



JBA anuncie anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
zoom
Multivida
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados