Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
É importante ter voz
Data:19/10/2016 - Hora:07h47

Uma das formas de negação da dignidade humana é o silêncio. Silêncio imposto pelos algozes, silêncio por escolha própria, por temer a dicotomia das palavras, que dependem da boa ou má intenção de quem as interpreta.

O silêncio dos que recolhem a voz é uma das características dos vulneráveis, dos que são explorados e abandonados.

Ao soltarmos a voz vamos tecendo histórias, cruzando o tempo, as subjetividades e reflexões mais densas sobre experiências, memórias, atitudes e posturas.

Tem sido ampliado o espaço onde podemos criar narrativas sobre o que pensamos do nosso lugar no mundo, sobre as injustiças que presenciamos ou sofremos. Ter voz importa! Na verdade, fazer uso da voz de forma eficaz e crucial para legitimar as lutas que empreendemos, seja na política, na vida social e familiar.

Falar o que se sabe, perguntar o que não se sabe, escrever, comentar artigos é um poderoso instrumento itinerante de praticar a democracia, de defender-se dos excessos dela ou apenas gozar do direito à voz que as conexões contemporâneas oferecem através da internet, dos blogs, jornais e sites e aplicativos de mensagens.  

Não há mais espaço para o obscurantismo que humilha e desacredita e para sair desse desânimo, desse desencanto, o professor Nick Couldry, da Universidade de Londres escreveu um livro intitulado, “Ter voz importa”. O termo "voz", usado pelo autor sugere justiça e democracia, através da qual podemos ajudar a promover mudanças políticas ou denunciar desagregações.

Justamente pelo poder que o discurso livre articula, alguns setores da mídia negam relevância à voz e creditam a esta, apenas um poder de aspecto ilusório. Esse discurso opera para desconsiderar algo importante, que pode contribuir para a construção de visões alternativas para se enxergar e sanear as crises.

A todo tempo algum acontecimento aparentemente fora do nosso alcance perpassa nossas vidas, podemos então, oferecer a voz como algo que pode ser um grito individual ou coletivo, um processo que não é necessariamente político em si mesmo, pois pode nos conectar com diversos enquadramentos e ser aplicado a variados contextos para além da política..

Ter voz é um processo de dar significado à vida de alguém, é dar crédito. Nós todos queremos ter voz. E eu decidi falar da voz como um valor individual, uma marca da liberdade de expressar consentimento, indignação e propostas para que em certo momento não haja tamanho distanciamento entre o que ressoa e o que é feito. 

Há uma variedade de demônios que nos espreitam. A impunidade é um deles. E a luta contra a Impunidade implica assegurar o direito inalienável de conhecer a verdade sobre violações e quebrar o silêncio só reforça o objetivo de usar a voz, não como instrumento de show, mas de debates sérios, que podem, com esperança, influenciar e chegar a algum lugar.

Olga Borges Lustosa é cerimonialista pública e escreve exclusivamente neste Blog toda terça-feira - olgaborgeslustosa@gmail.com e www.olgalustosa.com  

 

 




fonte: Olga Borges Lustosa



AREEIRA rotary JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados