Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
O absurdo e o inconcebível
Data:25/08/2016 - Hora:08h54

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), na terça-feira (16/08), tornou público um relatório sobre o cumprimento da Lei de Acesso à Informação - lei que já tem mais de quatro anos de vigência.

Relatório que é resultado de três meses de levantamento por técnicos do órgão. Levantamento realizado em trinta dos maiores municípios mato-grossenses. Destes, segundo o dito relatório, apenas três possuem Portal Transparência com informações confiáveis e disponibilizadas aos contribuintes.

Os três são: Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Cuiabá. E, mesmo assim, estas prefeituras alcançaram bons resultados em pouco mais de 50% dos itens avaliados. Somente isto.

Este índice percentual deveria ser muito melhor. Isto porque a Lei de Acesso à Informação cobra exatamente o que também é cobrado pela própria Constituição Federal, no que diz respeito à transparência. É um direito de o contribuinte saber a respeito das ações do gestor público, e é uma obrigação do agente político e do agente público disponibilizarem suas ações, suas realizações, e, enfim, de todas as informações. Disponibilização e transparência que, aliás, são exigências do próprio processo democrático.

Pregam-se a democracia, mas infelizmente as mesmas pessoas que a defendem, e trazem tais defesas em seus discursos e falas, não são de fato democráticas

Não é isto, contudo, o que se vê e tem. Pregam-se a democracia, mas infelizmente as mesmas pessoas que a defendem, e trazem tais defesas em seus discursos e falas, não são de fato democráticas. Suas próprias agremiações partidárias não são, e não tem a democracia como prática cotidiana.

Pois, estas pessoas não respeitam a Lei, nem a Constituição. Não as respeitam, mas curiosamente são as primeiras a cobrarem que os demais brasileiros as respeitem. Vejam, por exemplo, (e) leitor, as Câmaras Municipais dos trinta maiores municípios do Estado mato-grossense.

Destes, apenas o Legislativo de Sinop e o de Rondonópolis cumpriram mais de 80% dos itens avaliados. Já as Câmaras de Vereadores de Cuiabá e a de Várzea Grande cumpriram menos de 50% dos critérios.

Cabe como registros: a Câmara de Peixoto não cumpriu critério algum, assim como também não contemplou exigência alguma a prefeitura de Guaratã do Norte.

Isto é um absurdo. Bem mais absurdo quando se sabe que em uma democracia, o governo tem que ser realmente visível. Isto é, nada por debaixo dos panos, nada as escondidas. Tudo às claras. Por isso, claro, é inconcebível que gestão municipal alguma do Estado de Mato Grosso não alcançou os 100% das exigências. São 141 prefeituras, e em igual número de Câmaras Municipais. Nada, porém, de respeito com o direito dos contribuintes, dos moradores.

Curiosamente, vários desses gestores saíram para a reeleição, assim como quase todos os vereadores saíram para a disputa. E, (e) leitor, nas promessas destes candidatos a reeleição não consta o cumprimento da Lei de Acesso de Informação. Deduz-se, então, se eles não cumpriam antes, também não cumprirão com suas reeleições. O absurdo aqui se associa ao inconcebível, e ambos deixam à mostra um retrato que nega ou rejeita a democracia. É isto.

Louremberg Alves é professor universitário

 



fonte: Louremberg Alves



AREEIRA anuncie aqui rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Multivida
zoom
Sicredi Fundo
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados