Diretora administrativa: Rosane Michels
Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
juba outra
Pastel frito na hora
Data:26/07/2016 - Hora:08h46

Estão chegando as eleições municipais e os futuros gestores irão, de certa forma, sonhar e vender seus sonhos para que o eleitor seja conquistado. A questão é quem vai pagar a conta da realização destes sonhos?

Com que dinheiro serão realizados tantos benefícios?De onde virão os recursos para tantas obras novas?

Uma coisa é certa: o gestor que quiser fazer algo grandioso para seus munícipes e assim ir além do básico terá que criar condições para aumentar a arrecadação. E como aumenta a arrecadação?

Aumentando as atividades econômicas do município, melhorando as condições para circulação de divisas e aumentando o poder de compra das pessoas que por ali circulam. Mas como fazer isso?Segundo Ludwig von Mises, “a economia não trata de coisas ou de objetos materiais tangíveis; trata de homens, de suas apreciações e das ações que daí derivam”.

Apesar dos municípios serem áreas de limítrofes geográficos definidos, a economia não é. Ela tem características regionais e em virtude disto, na era da globalização, as condições de trabalho precisam ganhar qualificação profissional e incentivos ao micro e médio empreendedor, como acompanhamento técnico e organização atenta as leis vigentes.

 ParaCarl Von Clausewitz,“a estratégia é uma economia de forças”.

Vejamos: é comum ao viajarmos encontrarmos pelas estradas uma placa aqui e outra acolá escrita “pastel frito na hora”.

 A primeira vista até pode parecer bom, mas com raras exceções, o pouco movimento nos sugere que há uma baixa qualidade de inspeção sanitária. Logo vem a pergunta, qual a qualidade do produto oferecido?

O óleo que está fritando este pastel é trocado com frequência? Quais as condições de higiene em que foram preparados a massa e o recheio? Será que se uma mosca cair no óleo quente ele é trocado ou simplesmente tira a mosca e continua a fritura?

 Não sei responder, o consumidor também não sabe. Sem falar das galinhas pulando sobre as mesas e dos cachorros lambendo as pernas dos clientes. Quem já não presenciou isso a beira de uma estrada?

Pois bem, isto é apenas um exemplo de desperdício de esforço que não traz conforto para o empreendedor e nem arrecadação para o município.

É papel do agente público, prefeitos e vereadores, eleito criar condições educativas tanto na arte de empreender quanto de organização da produção e serviços se quiser melhorar as condições dos cofres municipais.

Outro fator que termos de estar atentos é que se a economia é regionalizada, as politicas não podem ser isoladas. Entre as diversas politicas propostas nestas eleições, terá que estar presente a construção de estradas econômicas que envolvam mais de um município.

 Não é mais possível um turista descer no aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande, percorrer 200 km até Cáceres e ver as margens das estradas apenas cartazes de pastel “frito na hora”.

Quantos empreendimentos com atrativos gastronômicos, artísticos e artesanais poderíamos ter neste percurso de 200 Km?As pessoas sentem fome, sentem sede e, na maioria das vezes, não tem onde parar.

Se pudessem, entre uma parada e outra, encontrarem locais organizados, higiênicos e atrativos, estes mesmos viajantes passariam a consumir mais que um pastel “frito na hora”, deixando lucro ao proprietário e impostos ao município.

O mesmo procedimento deve ser pensado para a industrialização de matéria prima. Aqui já temos empreendimentos de médio e grande porte

 Eles não poderão ser privilégios de um município, terão que ser compartilhados na região onde a matéria prima é abstraída, isso é pensar em rede.

Construir caminhos de progresso e incremento da economia é tarefa de quem quer representar o povo e conquistar o eleitor. Como acentua Adam Smith, “a riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes”.

Os futuros gestores deverão projetar estradas econômicas para mostrar ou irão continuar nas barraquinhas de feira comendo pastel frito na hora para ganhar voto para depois de eleito comer pastel “frito na hora” à beira das estradas ao sabor de moscas mortas ao óleo vencido.


JOÃO EDISOM DE SOUZA é analista político e professor em Cuiabá.




fonte: João Edisom de Souza



rotary AREEIRA JBA
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi Fundo
Multivida
zoom
High Society
Também estreando idade nova, a sempre elegante, Carla Samartino, que neste sábado apaga velinha e recebe o carinho mais que especial dos familiares e rol de amigos. Sucessos, Saúde, Amor, Paz e Prosperidades, são os nossos votos para o novo ano.  A coluna de hoje é dedicada a amiga de longas datas, Fidelmaria Reis, que nesta semana recebeu quilométricas homenagens pela comemoração de mais um ano. Na oportunidade filhos, netos, amigos cantaram o tradicional Parabéns.  Nós da família do JCC desejamos que esse novo ano seja o melhor que já viveu. Feliz Aniversário! Celebrou data nova a linda Juliana Bruzzon que recebeu os calorosos abraços dos pais Amarildo e Zezé, dos amigos e familiares. Desejamos um ano pleno de alegrias e sonhos realizados.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados