Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Sicredi assembleia2
Crises alérgicas aumentam no inverno
Data:24/06/2016 - Hora:10h06
Crises alérgicas aumentam no inverno

De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmet), o inverno de 2016 deve ser o mais rigoroso dos últimos dois anos.  Essas condições propiciam o desencadeamento de crises alérgicas: nesta época, intensificam espirros, congestão nasal, falta de ar e, consequentemente, noites mal dormidas. “Com a oscilação de temperatura, qualquer pessoa pode apresentar sintomas respiratórios, mas são pacientes alérgicos os que mais sofrem. Por vezes, mesmo com a asma controlada, tomando todos os remédios corretamente e ficando longe de ácaro e pó, o peito pode chiar, por exemplo”, informa Lucio Colamarino Cury, pediatra, alergista e imunologista, diretor da Clínica Pediátrica Santa Isabella.

 O especialista explica que a mudança de tempo pode causar inflamação na mucosa e em seus vasos sanguíneos, criando um edema que congestiona e acumula secreção, podendo levar à crise. “Isso pode acontecer, inclusive, quando ficamos em um ambiente fechado e com ar condicionado”, diz.

Fique em ambientes ventilados

A circulação de ar é extremamente importante para evitar o acumulo de pó e bolor. Além disso, o ácaro é o principal agente causador de alergias, podendo proliferar-se nos colchões e travesseiros, cuja umidade e materiais orgânicos são favoráveis a sua reprodução; por isso, devem estar sempre limpos e serem trocados periodicamente, além do uso de capas antiácaro.

Durante a faxina, recomenda-se que o alérgico use máscara com filtro, haja vista que mofo, aspiradores de pó (com filtro H.E.P.A., que filtra ácaros) com funcionamento irregular e cobertores que soltam fios facilitam a existência dos agressores. “Porém, alergia não é o único problema respiratório do inverno, uma vez que nesse período é comum o aumento de casos de gripes, resfriados e infecções bacterianas, justamente pela tendência de permanecer em ambientes fechados, sendo os portadores de alergia respiratória os que têm maior risco de complicações”, pontua Cury.

O ar condicionado é outro vilão, como afirma o alergista: “ele diminui a umidade do ar e, concomitantemente, resseca e inflama a mucosa da via aérea, assim como a secreção, que fica mais espessa e receptiva a vírus e bactérias, tornando-se um ótimo meio de cultura para predispor infecções”.

Proteja-se

Apesar de ser quase impossível, é fundamental tentar evitar as mudanças de temperaturas – principalmente aquelas que sofremos quando saímos de um ambiente quente para um frio, ou vise-versa.

“Pacientes alérgicos têm mais problemas com as infecções virais, assim recomendamos que tomem todas as vacinas disponíveis. Muitos de meus pacientes asmáticos foram contaminados pela H1N1, por exemplo, e ficaram muito debilitados, inclusive indo para a UTI”, conta o Dr. Lucio.

A atenção com a saúde no inverno deve ser redobrada, haja vista que os sinais da alergia podem ser semelhantes ao da gripe ou resfriado comum. Assim, é importante seguir as instruções dadas por Cury para se proteger e curtir a estação mais fria do ano.




fonte:



anuncie aqui AREEIRA rotary
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
zoom
Sicredi assembleia
Multivida
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados