Diretora administrativa: Rosane Michels
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
prefeitura IPTY
Coisas do Brasil real
Data:24/06/2016 - Hora:09h44

Por que o TCE, MPE, a CGE ou a Assembleia Legislativa não disseram nada depois da dura colocação de Blairo Maggi sobre fiscalização em obras da Copa?

Esta coluna vem enveredando por esse viés faz algum tempo. Não é culpar gentes. É descobrir porque não funcionam os mecanismos existentes para fiscalizar obras públicas.

Não se vê resultado nas supostas fiscalizações. Os fiscais de contratos nem aparecem nas fotos quando se quer saber por que a obra foi mal feita.

A auditoria da Controladoria Geral do Estado fez 143 relatórios sobre obras da Copa. O que fizeram os gestores sobre aquelas manifestações?

A pergunta tem que ser ampliada: por que os auditores não fizeram andar aqueles relatórios para outros lugares se os gestores não tomaram nenhuma medida?

Silval ou dirigente da Secopa deveriam ter tomado providências. Não se pode fazer relatórios só para constar que fez.

Por que não enviar aqueles relatórios para o TCE ou o Ministério Público? Primeiro tem que ser para o gestor interno? E se ele não tomar providência, fica tudo por isso mesmo?

Então, por que, diabos, fazer longos relatórios se ninguém liga e se ninguém pode ser punido?

Que país é esse que tem todos os mecanismos de combate à corrupção e hoje é considerado um dos mais corruptos mundo?

Não culpem a apatia do cidadão. As instituições são bem financiadas pela sociedade para falar em nome dela.

E no caso das obras públicas, aqui e nacionalmente, viramos piada mundial. Só está havendo punição agora por causa da delação premiada.

Como é que pode ter uma empresa, Planservi, paga regiamente para fazer relatórios sobre as obras do VLT e não se sabe o que fizeram?

E se fizeram, ninguém tomou conhecimento, seja CGE, MP, TC ou Assembleia Legislativa, órgãos para falar em nome do povo.

Obras foram financiadas pela Caixa Econômica Federal. Para efetuar pagamentos, deveria ter alguém ou um grupo que dissesse à Caixa se podia pagar ou não.

Cadê esses relatórios? Se era empréstimo federal, por que o TCU não falou nada também?

A Assembleia Legislativa criou um grupo para seguir as obras da Copa. Em alguns momentos, com fanfarra e presença da imprensa, foram vistoriar obras.

Não se sabe o que fez esse grupo para impedir o roubo de mais de 400 milhões de reais que a CPI da Copa anda dizendo que houve.

Como é que pode termos instituições de combate à corrupção que atua somente depois que a obra está pronta? Por que não seguir a obra e pagar de acordo com o que for feito e bem feito?

As obras da Copa, mesmo inacabadas ou mal feitas, deveriam ser pedagógicas e ensinar outros caminhos para impedir outras obras ruins. Tudo indica que não vai servir para nada.

E o pior é sentir que, mesmo frente a um descalabro desses, nossas instituições não devem melhorar o serviço de proteção ao dinheiro público constantemente jogado fora. Coisas do Brasil real. 

 

ALFREDO DA MOTA MENEZES é historiador e analista político em Cuiabá.

pox@terra.com.br

www.alfredomenezes.com




fonte: Alfredo Menezes



rotary JBA anuncie aqui
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi assembleia
Multivida
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados