Diretora administrativa: Rosane Michels
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Pagina inicial Utimas notícias Expediente High Society Galeria Fale conosco
Sicredi assembleia2
Turismo em MT
Data:30/04/2016 - Hora:08h38

Na FIT Pantanal 2016, o Governo Estadual lançou um ambicioso plano de incentivo ao setor

Cuiabá foi sede da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2016). O evento lançado pelo Trade Turístico e Governo do Estado de Mato Grosso no Centro de Eventos Pantanal, ocorreu entre os dias 20 e 24 de abril. A feira encantou a todos os presentes. Organização, Stands de alto nível, artesanatos, gastronomia e indígenas circulando tirando fotos com os visitantes. 

Uma banda tocando marchinhas e rasqueado cuiabano deu um brilho especial com a dança dos mascarados da histórica cidade de Poconé, de tantas recordações.                 

Como vimos nos folders, livros e vídeos, nosso Estado oferece lugares espetaculares e únicos. Desde Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Barra do Garças, Campo Novo, Sapezal, Alta Floresta, Nobres, dentre dezenas de municípios mato-grossenses.

São cavernas, pantanal, rios, paredões, cachoeiras, rodeadas de mistérios e misticismo; mergulhos em águas cristalinas repletas de peixes em um verdadeiro aquário natural; turismo cultural com aldeias indígenas, sítios arqueológicos, museus, casarões e igrejas centenárias como a belíssima Igreja do Bom Despacho – réplica da Catedral de Notre Dame – hoje totalmente restaurada.

Aliás, o centro histórico de Cuiabá, vem passando por um intenso processo de restauração de seus casarões de estilo neoclássico, importante para a preservação da história de nossa capital, que completou 297 anos.                 

Com isso, Mato Grosso começa a despertar a atenção de todo o país para esse setor que estava esquecido.

A televisão Globo Sat, canal 44 da NET, exibiu esta semana – várias vezes – um documentário sobre esse imenso potencial turístico no programa “O Brasil Visto de Cima”. Imagens de deixar qualquer um brasileiro cheio de orgulho.                   

Mato Grosso é o único Estado brasileiro que possui os três ecossistemas: Pantanal, Cerrado e a Floresta Amazônica.                 

Cabe a cada um de nós, responsabilizarmos pela preservação desse paraíso. Nossos hábitos e atitudes podem colaborar para a conservação do ambiente natural ou mesmo para a sua recuperação.

Experiências desenvolvidas no Brasil mostram que é possível ressuscitar nascentes e córregos, vítimas de degradação ambiental.                 

Na FIT Pantanal 2016, o Governo Estadual lançou um ambicioso plano de incentivo ao turismo.

O plano inclui incentivos à aviação regional e internacional, linhas de crédito a empresas, retomada do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Cedtur). Vamos torcer para que dê certo.                 

Segundo o Boletim Turismo em Números, divulgado no evento, “durante o ano de 2015, a taxa de ocupação dos hotéis de Cuiabá foi de 55,15 por cento, tendo sua alta no mês de agosto, quando atingiu 61,19 por cento.

Na comparação com outras capitais, Cuiabá não ficou muito abaixo, já que no mesmo período, São Paulo registrou taxa de 61 por cento e Belo Horizonte 45 por cento.

Um dado que chama a atenção é o número de passageiros que utilizaram nosso Aeroporto Internacional Marechal Rondon no ano passado. Foram 3,3 milhões de pessoas, sendo 1,552 milhão de desembarques e 1,650 milhão de embarques.

Esses dados nos estimulam a pensar que podemos fazer mais. Há condições para isso.

Temos um bom parque hoteleiro, com 117 estabelecimentos em Cuiabá e Várzea Grande que totalizam 15.286 leitos, uma paisagem fabulosa, cultura diversificada e rica, opções variadas de passeios.                

O setor de turismo emprega 27.860 pessoas no Estado. Pode empregar mais e produzir mais. Atrair eventos culturais, de negócios ou políticos – como o Parlatino – representam um passo significativo para colocar Cuiabá e Mato Grosso, definitivamente, no cenário internacional das grandes opções de turismo.

        

VICENTE VUOLO é economista, cientista político e analista legislativo do Senado Federal.




fonte: Vicente Vuolo



rotary anuncie aqui anuncie
»     COMENTÁRIOS


»     Comentar


Nome
Email (seu email não será exposto)
Cidade
 
(Máximo 1200 caracteres)
Codigo
 
Publidicade
Sicredi assembleia
Multivida
zoom
High Society
Nossos flashs a aniversariante de hoje Fabíola Campos Lucas, que comemora mais um ano de vida e celebra a data envolto ao carinho dos amigos e familiares. Que este novo ano seja repleto de momentos felizes e realizações extraordinárias. Que você continue a brilhar com toda a sua luz e que os seus sonhos se tornem realidade. Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos. Tim tim! Em tempo parabenizamos a simpática Ana Araújo, que trocou de idade no início da semana festejando a data em grande estilo. A aniversariante nossos sinceros Parabéns com votos de felicidades. Feliz Ano! Na vibrante atmosfera da cidade maravilhosa, Daici, Bianca e Elena estão mergulhando nas riquezas culturais e naturais que o Rio de Janeiro tem a oferecer. Entre os icônicos pontos turísticos e as praias deslumbrantes, elas estão criando memórias que durarão para sempre. Que esses dias sejam repletos de risos, descobertas e que aproveitem ao máximo essa estadia na cidade maravilhosa.
Ultimas norícias
Exediente
Versão impressa
High Society
Fale conosco
VARIEDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
OPINIÃO
ESPORTES
EDITORIAL
ECONOMIA
CIDADE
ARTIGO
Jornal Correio Cacerense 2015
Copyright © Todos direitos reservados